DEUS É FIEL

08/7/16

Você sabe o que é um aforismo? Aforismo é uma doutrina que é expressa num pensamento curto, num pensamento breve.

Em meados da década de 90 uma igreja neopentecostal, sediada na cidade de São Paulo, começou a trabalhar sob o tema “Deus é fiel”. Desde então, adesivos plásticos nos vidros dos carros, tinta sobre para-choques de caminhões, camisetas e até chuteiras de jogador de futebol ostentam a frase: “Deus é fiel”.

Numa transmissão da final do Mundial Sub-20 de Futebol, o comentarista Neto, da Band, num tom de indignação, disse: "Deus é sempre fiel. Nós é que temos que ser fiéis a Deus".

A expressão “Deus é fiel” é um aforismo porque ela encerra em si uma verdade que não depende de auxílio outro para se sustentar. Ou seja, o que de Deus se pode conhecer, por intermédio das Escrituras, é que fidelidade é algo inerente ao caráter divino. Para os cristãos o atributo fidelidade é crucial para a compreensão e aceitação da divindade.

Quando dizemos que fidelidade é algo inerente ao caráter de Deus, dizemos que Ele não depende de qualquer fator extra-Si para se mostrar fiel.

As Escrituras assim nos dizem:

Se os seus filhos abandonarem a minha lei e não seguirem as minhas ordenanças, se violarem os meus decretos e deixarem de obedecer aos meus mandamentos, com a vara castigarei o seu pecado, e a sua iniquidade com açoites; mas não afastarei dele o meu amor; jamais desistirei da minha fidelidade. Não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios. Salmos 89:30-34

Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos; se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 2 Timóteo 2:11-13

A pergunta que não quer calar é esta: em que consiste a fidelidade de Deus?

A fidelidade de Deus consiste no fato de que Ele não desfaz nem muda de opinião a respeito de algo que tenha afirmado. Ele é absolutamente digno de confiança; nenhuma das suas palavras falhará.

Ele está sempre atento à Sua aliança e cumpre todas as promessas que fez ao Seu povo. Esta fidelidade de Deus é de máxima significação prática para nós. É a base da nossa confiança, o fundamento da nossa esperança, e a causa da nossa alegria.

A fidelidade de Deus nos salva do desespero, nos dá coragem para prosseguirmos a despeito de todos os nossos fracassos, e enche os nossos corações de jubilosas antecipações, mesmo quando estamos profundamente conscientes do fato de que perdemos o direito a todas as bênçãos de Deus.

Deus é fiel, fato. E nós? Somos fiéis a Ele?

Simples assim.

Pr. Isaias Silva

Compartilhar: