ACOMODAÇÃO! UM PERIGO CONSTANTE

08/7/16

Barra Bonita é uma cidade do interior de São Paulo. Gentilmente foi agraciada com o título de “cidade simpatia”. Os títulos dados às cidades buscam salientar algum aspecto positivo daquela comunidade. No caso de Barra Bonita se destacou o acolhimento, a gentileza, enfim, a simpatia.

Pérgamo também recebeu um título. Pérgamo era a “guardiã da cultura helênica”. Contudo, Cristo deu a esta cidade um título diferente. Cristo, que não se deixa levar pelo que é aparente, disse que Pérgamo era o “trono de satanás”. Jesus ressaltou que a característica mais marcante daquela comunidade era a baixeza espiritual e afirmou que esta era a cidade na qual satanás havia estabelecido seu trono. Vale observar que nunca houve outro lugar no mundo que tenha sido conhecido como “trono de satanás”.

Hoje nos dedicaremos a compreender a carta que Jesus enviou, através de João na ilha de Patmos, a cidade de Pérgamo.

Mas antes precisamos responder a uma pergunta: Porque Pérgamo era chamado por Jesus de moradia de Satanás?

Pérgamo era o centro religioso de quatro dos cultos pagãos mais festejados no mundo da antiguidade. Havia cultos dedicados a Zeus, Atena, Dionísio e Asclépio e em seus templos adorava-se também o imperador.

Zeus - Era para eles “o pai dos deuses e dos homens”. Suas aventuras eróticas o caracterizavam fortemente. Em Pérgamo havia um altar a Zeus muito famoso – uma das sete maravilhas do mundo antigo. Era uma grande plataforma de quase seis metros de altura.

Dionísio e Baco – deus das festas, do vinho e das orgias – No culto a Dionísio a embriaguez e outros excessos levavam os adeptos a entrarem em transes. A maior parte dos praticantes eram estrangeiros, foras-da-lei, escravos e, especialmente, mulheres. Estas quando em transe, executavam danças frenéticas em volta da imagem de Dioniso. Nestas danças, as mulheres viravam os olhos e gritavam como animais selvagens. Sacrifícios eram oferecidos, nos quais as mulheres matavam animais e comiam a sua carne crua.

Atena – O culto de Atena estava ligado à agricultura, a mais importante fonte de subsistência para os gregos. Atena recebia as mais importantes e ricas oferendas e homenagens. Era servida por um grupo de sacerdotisas que recebiam as oferendas e realizavam preces e rituais. Nos templos de Atena as meninas da elite recebiam educação e jovens eleitas se tornavam discípulas das sacerdotisas para futuramente servirem à deusa.

 Estas são algumas das razões pelas quais Pérgamo é identificada como a moradia de satanás. 

TEXTO: APOCALIPSE 2:12-17

A acomodação é uma estratégia diabólica que nos leva a abrir mão de princípios e valores do Reino de Deus.

Jesus começa elogiando a Igreja. Jesus diz que conhece o lugar onde eles moram, que sabe das pressões que sofrem e também sabe do quão fiéis a verdade haviam se mantido, mesmo quando Antipas – um membro da congregação – havia sido morto.

Os cristãos de Pérgamo viviam sob pressão. Havia a insistência para que se acomodassem, se conformassem com a cultura ao redor, pressão para que fossem como todos eram. Mas ceder a essas pressões seria abrir mão dos valores do Reino de Deus.

No início mostraram-se fortes e resistentes, mas de pouco a pouco a igreja começou a ceder e com isso começou a descer as ribanceiras que os levariam ao precipício. Esse é o alerta que receberam por meio daquela carta especial.

No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.

De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.

a) Doutrinas de Balaão – é um personagem do Antigo Testamento. Ele levou Israel a adorar ídolos, deuses da fertilidade em cujo culto também se davam por meio de imoralidade sexual. 

b) Nicolaítas eram aqueles que diziam que os hábitos da carne não afetavam a pureza da alma. Em outras palavras, não importava o que você fizesse através do corpo. 

Esses pensamentos incentivavam a prática sexual ilícita. Nesse aspecto eles estavam se conformando com as práticas pagãs. 

Os pagãos não consideravam as orgias sexuais como algo grave, mas os cristãos sabiam o que era certo e o que era errado, eles sabiam o quanto Deus queria que a intimidade conjugal fosse preservada. Mesmo sabendo de tudo isso eles estavam cedendo aos ensinamentos que apontava para a direção contrária a Palavra de Deus.

Quando satanás não consegue destruir a igreja através da perseguição, ele muda para o método da acomodação.

Quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano e, por conta disso muitos pagãos foram forçados a tornarem-se cristãos, eles trouxeram consigo muitas práticas pagãs e a igreja, em nome da acomodação, do não confronto terminou por abraçar boa parte delas. 

Para exemplo eu cito as imagens. A adoração de imagens foi introduzida na igreja. Os romanos gostavam muito de construir estátuas e cunhar imagens em moedas. O Imperador Constantino tinha uma predileção particular pelo deus sol - Apolo. Historiadores afirmam que as moedas de Constantino tinham de um lado as letras do nome de Cristo e do outro lado a figura de Apolo, o deus-sol, como se ele não ousasse renunciar a proteção do deus-sol.

Foi assim que aos poucos os mandamentos de Deus foram substituídos por dogmas humanos. O simples princípio bíblico da salvação pela fé em Cristo foi substituído por um complicado sistema de dogmas e decretos da igreja.

O apelo de Deus era de que a igreja não se rendesse à acomodação. 

Acomodação é quando nos convencemos que algo errado está certo. Sabemos que algo não está em harmonia com a palavra de Deus, sabemos que algo não tem o apoio das Escrituras, mas praticamos mesmo assim. Fechamos os olhos para o perigo.

É muito perigoso fechar os olhos quando se está andando próximo ao precipício, faz uma enorme diferença se você der alguns passos na direção errada.

A ACOMODAÇÃO É UMA CONVOCAÇÃO AO DISTANCIAMENTO DE DEUS.

A questão é: como a igreja em Pérgamo chegou a esse ponto? Afinal não tinham sido fiéis e fortes antes? Durante o momento crítico, como eles acabaram deslizando e despencando precipício abaixo?

Havia em Pérgamo uma área conhecida como Asclepião. Um templo e um centro de tratamento dedicado a Asclépio – deus da cura.

Podemos imaginar um empresário grego ou romano que estivesse esgotado. Este poderia receber atendimento de primeira. Ele seria levado até um caminho sagrado, um lugar repleto de terapeutas e comerciantes da saúde. Lá ele podia escolher entre os diversos serviços voltados para a satisfação dos sentidos, podia tomar um banho de lama ou mergulhar nas águas curativas, após água quente e fria ele podia relaxar lendo na biblioteca local ou ir até o teatro. Poderia até mesmo ter os seus sonhos analisados – uma antiga forma de psicoterapia. Aqui fazia-se de tudo para aliviar as pessoas de suas tensões.

 A cultura pagã de Pérgamo oferecia as pessoas um conforto bastante sofisticado, fazia com que as pessoas se sentissem relaxadas e é nestas horas que você começa a se acomodar.

Quando fazemos do conforto um fim em si mesmo, quando buscamos o caminho fácil sem levar em consideração as implicações dessa escolha, não poucas sãs as vezes que este mesmo caminho fácil nos leva à beira de um precipício.

Acomodação – esse é o problema detectado por Jesus naquela comunidade. Então a pergunta é: O que pode proteger-nos da acomodação que tenta roubar a nossa fé?

Há em Pérgamo um edifício chamado Basílica Vermelha –escavações revelaram que ela foi construída primeiramente como um templo ao Deus egípcio Serapis. Dentro desses muros todo tipo de rituais ocultos eram praticados, mas no período bizantino uma igreja foi fundada aqui – ela se tornou a basílica vermelha e cânticos de louvor a Cristo ecoaram por entre seus muros milenares.

É preciso dizer que construções não são boas ou más, você pode adorar a Deus em qualquer lugar, sua glória enche toda terra, mas o problema em Pérgamo era que o coração dos crentes estavam como esta igreja, eles estavam entoando cânticos a Cristo, porém outras vozes também estavam ecoando dentro deles, eles estavam praticando coisas contrárias as instruções de Cristo e que enfraquecia a fé deles. Eles estavam misturando o louvor a Deus com crenças que distorciam a imagem de Deus, eles estavam se acomodando.

A PALAVRA DE DEUS É A ÚNICA ESPADA QUE PODE QUEBRAR O ENCANTO DA ACOMODAÇÃO. 

A grande biblioteca de Pérgamo reunia mais de 200.000 volumes. Era uma quantidade fenomenal para aquela. Jesus queria que eles estudassem o livro dos livros afundo e não apenas colecionassem.

Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes. Apocalipse 2:12

O que essa espada significa? A espada do Espírito é a palavra de Deus, o Esp. Santo nos transforma, nos ilumina através da Palavra de Deus. Efésios 6:17 – tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, capaz de dividir juntas e medulas... Hebreus 4:12.

A Palavra de Deus é como um bisturi que alcança as partes mais profundas do nosso ser e que revela nossas intenções mais ocultas. O remédio que ele traz para a igreja acomodada é a palavra viva.

A sua Palavra é o remédio contra a acomodação. Precisamos absorver essa palavra. Precisamos que esta palavra penetre fundo em nossos corações. Precisamos edificar a nossa fé com base em suas afirmações. A palavra vai nos mostrar o que é de Deus é a verdade de Deus e o que não é. Vai nos mostrar o que é espiritualidade genuína e o que não é. Que passos conduzem a um relacionamento saudável com Deus e que passos nos afastam dele. A palavra vai nos mostrar como não cair nos precipícios.

Nossos sentimento nem sempre são de confiança. Outras pessoas nem sempre são de confiança, mas a palavra de Deus sempre aponta na direção certa.

Num mundo onde a palavra escrita e falada era tão sofisticada, eles não conseguiam oferecer poder que pudesse ajudar as pessoas a superarem seus defeitos. Para isso seria preciso outro tipo de palavra, a Palavra de Deus. Só ela traz as boas novas que resolvem o problema do pecado, só ela nos mostra verdadeiramente o caráter de Deus, só ela consegue penetrar fundo em nossas intenções e motivos.

 Nós precisamos dessa espada de dois gumes para nos convencer, corrigir e iluminar. Do contrário cairemos em acomodação e deixaremos nossos preconceitos ofuscarem a verdade e permitiremos falsas convicções distorcerem nossa concepção de Deus.

HÁ PROMESSAS ESPECIAIS DE DEUS A TODOS OS QUE VENCEREM A ACOMODAÇÃO.

Antigamente havia um costume nos tribunais de justiça. O modo de acenar para a culpa ou para a condenação se dava através de uma pedra de cor branca ou preta.

Há uma promessa nesta carta a todos os que vencem a acomodação – “... lhe darei uma pedrinha branca e sobre essa pedrinha escrito um novo nome” Apocalipse 2:17.

Em outras palavras é Deus declarando que não importa o quanto seu passado tenha sido terrível, está perdoado.

Contudo, havia também um outro costume. Uma pedra branca às vezes era dado aos convidados quando deixavam a casa de um amigo. O anfitrião quebrava a pedra ao meio e ficava com a metade e dava a outra metade ao seu convidado. Então lhe dizia o seguinte: se algum ente querido seu passar por aqui novamente, façam com que traga essa pedrinha então tomarei a minha metade e encaixaremos as duas metades e serão recebidos com alegria em minha casa. A pedra branca é a maneira de Deus dizer que você não apenas é declarado inocente, você também é bem-vindo em minha casa, você tem um lugar em minha mesa.

Esta promessa de restauração foi feita pelo nosso pai celestial. Nós podemos ceder a tentação, podemos até mesmo decair da fé, mas existe um resgate na Palavra de Deus.

Pode parecer um paradoxo, mas existe cura nesta espada de dois gumes. Por isso, invista tempo, qualidade de tempo, afine sua audição para a Palavra de Deus.

Abra seu coração e diga: Deus eu quero viver por tua palavra, eu não quero me acomodar.

Pr. Isaias Silva

 

Compartilhar: