“QUEM NÃO VEM PELO AMOR, VEM PELA DOR”.

08/7/16

Já ouvi muitas vezes as pessoas dizendo: “QUEM NÃO VEM PELO AMOR, VEM PELA DOR”.

Essa frase defende a tese de que todos, de algum modo, virão para Deus. Acredito que boa parte das pessoas que utilizam esse chavão o faz sem se dar conta do que realmente estão afirmando. Senão vejamos: a frase divide a humanidade em dois grupos: a) os que vêm a Deus mediante a aceitação dócil do Seu amor e; b) os renitentes e obstinados que têm a sua inflexibilidade vencida pela dor e o sofrimento. Os dois grupos desaguam de modos diferentes no mesmo lugar, ou seja, em Deus.

O amor, o afeto e o carinho sem dúvida alguma são meios pelos quais muitos têm se achegado a Deus. A dor, a angústia de alma e a perplexidade diante do sofrimento também já se mostraram eficazes no esmiuçar a penha de corações empedernidos.

Contudo, acredito que há de se considerar um terceiro grupo – c) o dos que desprezam o amor e por ele não se deixam encaminhar e nem tão pouco se dobram pela dor e o sofrimento. Sim, eu sei que há pessoas que, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus. Entretanto, isso não é uma regra pétrea. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Pv 29:1).

Tenho dito. 

Pr. Isaias Pereira da Silva

Pastor Presidente da Igreja Batista da Paz

Compartilhar: