EU VI JESUS NA CASA DA LUZ VERMELHA

08/7/16

Na Índia há dois milhões e meio de mulheres trabalhando na indústria do sexo e cerca de 500.000 são menores de 16 anos – crianças. Os governos local e nacional fazem pouco para combater o crescente risco de uma epidemia de AIDS em grande escala.

Estive em Sonagachi - o maior distrito da luz vermelha de Calcutá (Kolkata). Este território imoral e ilegal está entre os mais repulsivos de toda a Ásia.  Em Sonagachi, as vielas estreitas e lotadas, ladeadas de pequenos apartamentos e lojas de esquina formam um labirinto desconcertante e apavorante.

A maioria das moradoras deste pequeno bairro são prostitutas e muitas delas são vítimas do tráfico vindas de países vizinhos como Bangladesh e Nepal.

As prostitutas são socialmente rejeitadas e a prostituição é ilegal, o que torna as mulheres em Sonagachi extremamente suscetíveis à extorsão, chantagem, estupro ou assassinato por parte de bandidos locais, cafetões e policiais. Uma prostituta não pode ser punida por seu trabalho no interior das instalações de sua casa, mas pode ser presa por solicitação dos clientes. Na realidade, a polícia prende as prostitutas à vontade, muitas vezes aceitam o dinheiro como um suborno ou impõem uma quantia substancial de fiança.

Sonagachi é um lugar duro, esquecido durante o dia, mas lembrado a noite pela Índia, por Calcutá, por milhares e milhares de homens que vêm para a área pagar R$ 0,50 por uma dose de sexo e voltar para suas vidas, como se nada tivesse acontecido. Mas as coisas estão acontecendo.

Deus mora em Sonagachi. Missionários, vindos do mundo todo, pousam nesse campo que, sem exagero algum, pode-se dizer que está pronto para a ceifa. Amigos de Deus encarnam e vivem esse ambiente sem repulsa. Abandonam o conforto de suas casas, línguas e costumes para se derramar, como oferta a Deus, sobre Sonagachi. Muitos desses abnegados adoecem para que elas se tornem saudáveis, empobrecem para que elas “enriqueçam”.

Deus mora em Sonagachi. Sabe como eu sei? Eu O vi. O vi no gesto de amor calado, mas vigoroso vindo de missionários corajosos e comprometidos. Eu vi o seu Espírito percorrendo as inúmeras vielas e corredores com a mão estendida na direção de mulheres e crianças que desejam ardentemente sair daquela vida (ou melhor, morte). Eu O vi em Sonagachi mais do que O vejo em alguns ambientes pretensamente cristãos.

 

"Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente" Salmo 9:18

Pr. Isaias

Compartilhar: