Coadjuvantes, mas fundamentais.

08/7/16

Há na Bíblia, o relato da história de personagens grandiosos, que muito fizeram em favor do Reino, cujos nomes são gafados em negrito nas Escrituras. Noé, Abraão, Moisés, Elias, Gideão, Davi, Salomão, Isaías, Jeremias e muitos outros no AT. No Novo Testamento, além do Mestre, salta aos nossos olhos os relatos sobre João Batista, Pedro, Tiago, João, Paulo, Estevão, Zaqueu, Madalena, Maria e tantos outros.

Todos estes desempenharam papeis importantes na cena bíblica. Foram “artistas” principais na trama desenhada nas Escrituras. Mas não foram únicos. No desenrolar da história, aparecem muitos personagens secundários, verdadeiros coadjuvantes, sem os quais é impossível entender o “filme” todo. São pessoas que orbitaram praticamente todos os relatos que temos hoje em mãos, e tiveram seu papel, ainda que em segundo plano.

Sempre aprendemos que no Reino, todos são importantes, todos são fundamentais, ainda que os holofotes estejam virados apenas para alguns. De fato, é impossível contar a história de Abraão sem mencionar Ló ou Sara; a história de Samuel, sem mencionar Eli; a história de Rute sem mencionar Noemi; a história de Moisés sem mencionar Arão; a história de Noé, sem mencionar seus filhos e noras; a história de Davi sem mencionar Jônatas; a história de Eliseu sem mencionar Geazi; a história de Pedro, sem mencionar João Marcos; a história de Paulo sem mencionar Timóteo e muitas outras. 

Vejamos um desses personagens secundários, e aprenderemos como, de fato, todos são fundamentais na história. O personagem de hoje é André, irmão de Pedro. O nome dele é mencionado apenas 12 vezes na Bíblia, mas sua presença foi fundamental para que importantes eventos pudessem acontecer. Um dos primeiros apóstolos de Jesus, tinha uma característica marcante: ele sabia servir. Vejamos algumas ocorrências:

•Mt.4:18 – Não fosse a perfeição das decisões de Jesus, poderíamos dizer que André só foi apóstolo porquê estava ao lado de Pedro quando este foi chamado. Mas veja Jo.1:40. Foi André que levou Pedro a conhecer Jesus! Aquele que seria um dos apóstolos mais chegados, mais importantes no ministério de Cristo.

•Jo.6:8 – A expressão “irmão de Pedro” mostra mais uma vez que André não era referencia, não era de frente, para ser lembrado precisava agregar um nome mais importante ao seu, pois do contrário seria difícil saber quem era. Ninguém sabe quem é “Seu” Aristides...mas se dissermos “O pai de Lula”, todos entenderão sua importância. Quem é você ? Você é referencia de alguém, ou precisa de alguém para referenciar você? Tanto faz...você é importante assim mesmo!! Neste versículo, o coadjuvante André mais uma vez aparece para cumprir tarefa fundamental: foi André quem apresentou a Jesus um menino com alguns pães e uns poucos peixes... o resto da história você conhece.

•Jo.12:21-22 – Filipe também era um dos apóstolos. Foi abordado por estrangeiros que queriam ver Jesus, mas não quis apresenta-los sozinho...precisava de mais alguém para abordar o Mestre. André mais uma vez aparece como sendo alguém pronto a trazer alguém à presença de Jesus. 

A experiência mostra que, na Igreja de hoje e de sempre, não são todos os crentes que desempenham papeis principais. Estes, na verdade, são poucos. A imensa maioria dos cristãos em serviço, se parecem menos com Pedro e Paulo, e mais com André, Filipe e Bartolomeu. Nas igrejas, para cada pastor existem centenas de membros nos bancos; para cada presbítero, existem dezenas de outros que raramente sobem ao púlpito; para cada professor de EBD, existem muitos alunos e discípulos. Mas já que somos, em maioria, atores coadjuvantes, que o sejamos à imagem de André, e não de Filipe. Se não temos a intrepidez de Pedro, ou a erudição de Paulo, tenhamos a disposição de André. Não fazemos milagres, mas podemos levar muitos à presença de quem realmente faz, Jesus Cristo. 

E é exatamente neste ponto, que a importância dos coadjuvantes se mostra fundamental. A exemplo de João Batista, que veio para preparar o caminho de Jesus e imediatamente sair de cena, convém que Ele cresça...não nos cabe papel protagonista...no Céu haverá apenas uma estrela, e todas as outras hão de se dobrar.

Descubra seu papel dentro da sua Igreja e de seu Grupo e desempenhe-o com o maior zelo quanto possível.

Jairo Ishikawa

Compartilhar: