Diaconato

Diaconato

A palavra "diácono" tem origem no grego diakonos ou diakoneo. A expressão pode ser encontrada aproximadamente por trinta vezes no Novo Testamento e seu significado está, basicamente, ligado ao ato e à missão de SERVIR. Todos os cristão devem servir uns aos outros; essa é uma característica fundamental (1Pe.4:10).
Jesus usou essa palavra ao se referir ao relacionamento entre seus discípulos (Mt.23:11), e Paulo usa a mesma palavra com frequência freqüentemente para descrever evangelistas ou pregadores da palavra (1Co.3:5; Ef.6:21 e outros).

Em seu uso específico, os diáconos são homens e mulheres escolhidos dentre os membros da Igreja, com a missão primordial de prestar apoio ao povo e ao serviço cúltico. Tal escolha dá-se à luz do ensino paulino contido em 1Tm.3:8-13:

"Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus"

Atuando sob a supervisão dos Pastores, os diáconos da IBPAZ formam um corpo de aproximadamente trinta obreiros (as) que atuam diretamente no serviço voluntário de manter a ordem dos cultos e também no socorro aos necessitados.

Lides do Ministério Diaconal: Dimas Moreira de Jesus


Ademir Silgueira 
Alcides Bispo Freire 
Arildo Olsen 
Dimas Moreira de Jesus 
Elias Gabriel de Souza 
Erantina Cardoso da Silva Costa 
Fernanda Ap. Duarte Freire 
Hermes Teseu Bispo Freire 
Gilcelia de Oliveira Lemos Ramon 
Janete Noce 
João Lima 
Leocy Ribeiro de Lima 
Lenir Silva Moreira 
Luciane Souza Pereira de Oliveira 
Luiz Carlos Diniz Oliveira 
Marco Antonione L. Ferreira 
Marcia Prado de Oliveira Lima 
Maria Elisabete de Andrade 
Mercedes Sanches 
Noemi Quiles Olsen 
Victor Hugo Morais Oliveira 
Wilson de Oliveira Dantas 

Compartilhar:


FALE COM O LÍDER